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E a magia do Natal?

Natal é um momento de alegria, onde as pessoas confraternizam com a família e amigos, aproveitando também as férias. Mas se você tem um negócio, também é um momento para oferecer algo mágico ao seu cliente! Se sua marca ainda não executou nada para agradar seu cliente, não se preocupe, nunca é tarde para planejar uma estratégia de Natal. Você já pensou em basear seu brinde de natal nos cinco sentidos, oferecendo uma experiência além de momentos? Trouxemos aqui algumas ideias que podem ser colocadas em prática antes do dia 25!

Recompense seus melhores clientes

Se há uma máxima que é verdadeira é a de que clientes leais são altamente importantes. Portanto, agradá-los é estratégico. Você pode dar um presente para todos os clientes, mas o ideal é agradar de forma exclusiva os mais fiéis. Um produto que só está a venda para eles, ou um brinde especial – que os clientes comuns não vão receber – podem ser boas ideias. As pessoas gostam de se sentir especiais e de serem reconhecidas por sua fidelidade a uma marca ou causa.

Sabores marcam as pessoas

Sabe quando você experimenta um prato e automaticamente se lembra da sua mãe, avó, ou daquele amigo que cozinha bem? Sabores nos marcam de forma emocional, por isso são ótimas maneiras de presentear seus clientes nesta época do ano. Além de boas lembranças, também tem o apelo de serem degustados fora da loja, em casa num momento de lazer, por exemplo.

Chocolates são práticos e fácies de encontrar. Fazer um pequeno pacote com um delicioso bombom e colocar dentro da sacola aonde vai a compra é surpreendente e causa uma ótima lembrança! Deixar um bilhete de boas festas também é uma boa pedida.

Se sua marca tiver um sabor ou aroma específico, confeccionar brigadeiros exclusivos é sensacional. Geleias caseiras ou molhos, cuidadosamente embalados, podem ser uma alternativa para as marcas que não se identificam com o sabor adocicado.
 



Aromas são inesquecíveis

Se ao experimentar um determinado prato nos lembramos de alguém ou alguma situação, ao sentir um aroma voltamos no tempo sem percebermos e temos sempre uma lembrança nítida de algo carinhoso e especial. Usar o aroma da sua marca – desde que exclusivo – para trazer essa lembrança ao seu cliente é uma grande experiência. Sachês para gavetas ou ambientes são relativamente fáceis de produzir e tem a vantagem de trazer o aroma da sua loja para dentro da vida do cliente, fazendo com que ele se lembre da sua marca em momentos variados do dia.

A atmosfera mexe com a gente

Não estamos falando de física, química ou ecologia. Mas do ambiente da sua marca! Nada deixa as pessoas mais no clima de Natal quanto a decoração adequada do espaço. Um ambiente pensado e elaborado com cuidado faz as pessoas se sentirem bem-vindas e felizes, tornando-a mais dispostas a comprar. Usar a identidade da sua marca para criar uma decoração específica, causa impacto e fica na memória!


Músicas não podem faltar

Natal é uma época de incontáveis e enfadonhos jingles com vozes de anjo que fazem algumas pessoas se sentirem mais irritadas que felizes. Porém, certamente sua marca tem um tema. Que tal uma música sobre este tema? Que mensagem musical você pode compartilhar que não aumenta o estresse dos seus clientes, mas oferece um antídoto? Uma playlist ou jingle exclusivo para sua marca vai certamente trazer grandes recordações. Você pode usa-la no ambiente ou deixa-la disponível em aplicativos específicos. Um cartãozinho espirituoso pode vir junto com a sacola. Algo como “Então é Natal... Vem ouvir nossa playlist!”

Somos todos competitivos

Concursos sempre fazem sucesso! O ser humano é, de forma geral, competitivo, por isso gostamos tanto de participar de gincanas e jogos. Um concurso de fotos ou de frases pode ser uma boa ideia nas redes sociais, se sua marca é mais conservadora. A melhor foto na ceia de Natal ganha uma camiseta (ou qualquer outro produto), por exemplo. Você gera engajamento no seu Facebook e Instagram e ainda leva o cliente até sua loja para pegar o presente! Mas se sua marca tem um perfil mais inovador, você pode ser mais criativo. Para empreendimentos do ramo alimentício, fazer um concurso das melhores receitas natalinas pode ser uma ideia bacana. Ainda mais se a receita for confeccionada e oferecida aos clientes nos dias seguintes, com a assinatura do cliente vencedor!

Surpresa!

Presentes aleatórios são sempre uma sensação a parte. Deixar o cliente escolher entre pacotes iguais e só descobrir o que ganhou quando abrir o escolhido, causa uma experiência incrível. Se o brinde for algo bem bacana, então, pode até fidelizar o cliente!


Marcas com alma

É preciso conhecer a fundo sua própria marca para oferecer algo realmente inesquecível ao cliente, algo que traga mais que um benefício ou experiência, um sentimento. Tudo que é sentido jamais é esquecido, por isso não basta ter uma ideia inovadora se ela não tem nada a ver com sua marca, se não fala da sua alma. Pra ser positivo tem que vir de dentro, da essência. Aí um simples bombom pode se transformar em uma lembrança eterna. A GRAZ é especializada em Branding Sensorial justamente por que acreditamos em marcas com alma, que falam de si por sua identidade, sem que seus gestores tenham que sequer abrir a boca para defendê-la. Se você quer um universo de sentimentos para sua marca, nós podemos te ajudar! 2017 pode ser mágico para seus negócios.
 

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