Gestão de branding atualiza Tecmaf no mercado

Empresa de Santa Bárbara d’Oeste reposiciona sua marca contemplando futuro e a indústria 4.0

CLIENTE
Tecmaf

A TECMAF é uma empresa de Santa Bárbara d’Oeste, com 25 anos de atuação e foco primário na indústria de base em fornecimento de motores spindles – equipamentos de alto desempenho para usinagem high speed, robótica e máquinas de aplicações diversas, principalmente no segmento moveleiro e de metais não ferrosos. Tradicional no setor, assinou contrato de parceria com a GRAZ para um reposicionamento completo de marca.

“Trabalhamos desde um novo logotipo, passando pela cartela de cores, até materiais de comunicação e internos. A empresa vinha com uma bagagem histórica muito grande, mas nesse meio tempo a tecnologia evoluiu, eles entraram no serviço com os motores spindles, e a identidade anterior não conseguia mais suportar essa carga de inovação”, explica o diretor comercial da GRAZ, Fábio Souza.

A equipe GRAZ entrou em ação. O logotipo foi equalizado com a proposta de tecnologia já inerente ao setor industrial. Outra necessidade era deixar a marca preparada para que pudesse incorporar novos produtos e ideias, sem perder força, missão alcançada com um design limpo, mas ao mesmo tempo moderno e funcional.

O projeto foi executado com a total integração da empresa, que imediatamente absorveu os conceitos, oferecendo ao mercado uma resposta positiva na gestão de sua comunicação.
“Existia a preocupação do cliente em deixar a TECMAF preparada para o futuro. É um caso interessante de branding familiar. Começa com a indústria construída pelo pai e que precisa estar pronta quando filhos e netos assumirem. Acho, inclusive, que colaboramos nessa proposta de legado”, completa Fábio.

Segundo o presidente da TECMAF, Joel dos Santos, hoje a empresa mantém seu compromisso de levar soluções em usinagem, com tecnologia de ponta no setor metal mecânico, agregando valor para indústria 4.0 que está surgindo. “E a GRAZ colaborou para isso, porque chegou em um momento em que precisávamos inovar, com algo mais consistente. A GRAZ trouxe renovação e potencialização. Vejo que saímos do patamar comum para ampliação de um conceito de mercado”.

FUTURO. A TECMAF enfrentou a crise dos últimos anos, e vem prosperando, apesar do cenário ainda abalado. “Estamos crescendo esse ano em torno de 26%, um marco histórico. Mesmo com a oscilação cambial, chegar a resultados positivos é fantástico. E a solução é essa: olhar para frente, ter foco e fazer diferente oferecendo o que você tem de melhor”, afirma Joel.

DEPOIMENTO. “Tivemos uma experiência muito gratificante. A GRAZ chegou por indicação de um parceiro, a Advocacia Gazzetta, e isso é importante porque você tem a visão de alguém que estava satisfeito com o trabalho. Para quem é leigo parece simples, mas o Fábio, André e toda equipe se mostraram competentes e profissionais que se entregaram num processo de gestão de tempo perfeito. Eles conseguiram, de uma maneira especial, fazer com que a gente mergulhasse no projeto, no foco, nas diretrizes, e nos fizeram ver muito além do que imaginávamos. Isso tudo captado em apenas algumas reuniões e colocado no papel de maneira maravilhosa. Quem tem vontade de crescer precisa ver inicialmente se sua marca é um atrativo, se o que está por trás pode fazê-lo evoluir ou vai determinar uma vida curta, e, nesse quesito, a GRAZ pode ajudar muito a todos os clientes”, finaliza Joel.